Orgulho de ser Rotaractiano

Depoimentos de quem se orgulha de fazer parte desta organização:

"Não é fácil encontrar hoje em dia, jovens dispostos a trabalhar em clubes de serviço. Na verdade trabalho voluntário para muitos, assusta. Isso aqui, não é pra qualquer um! E nós, não somos simplesmente um grupo que se reúne para solucionar problemas da comunidade. Aqui aprendemos a conhecer pessoas, aprendemos a utilizar ferramentas para o trabalho em equipe, agregamos valor para o relacionamento humano. Aqui, treinamos líderes, pessoas que se comprometem e buscam cada vez mais aprendizados. Pessoas que não reclamam, mas sim, pessoas que agem. Pessoas que não cobram nada e não querem um tostão se quer, pra fazer o que fazem. Jovens que buscam amizades, buscam companheirismo, satisfação interior e principalmente, buscam o Amor. Amor esse, que está escasso entre as pessoas. Amor esse, que serve de combustível, para continuar a lutar em um mundo com tantas dificuldades. Amor esse, que tende a unir pessoas de boa índole e com bom coração. Aqui prevalece o amor e o voluntarismo. Assim é a Família Rotaract! Agradeço por vocês existirem!" Fernanda Carneiro –  Rotaract Club Santo Ângelo - Distrito 4660.


 “Ser um rotaractiano é ser um jovem que possua um perfil responsável, e muitas vezes indo além das responsabilidades de um jovem comum. Ele tem um compromisso não só com o clube, mas com sua comunidade, que necessita de seu trabalho e dedicação. O rotaractiano sócio deve preencher, antes de mais nada, os quesitos de caráter, responsabilidade e liderança. Deve ter o desejo de construir (por que não?) um mundo melhor, sem desigualdades, tomando atitudes que exijam caráter e dedicação, sendo assim, um exemplo para os demais jovens de sua comunidade. Estes quesitos são naturais de um rotaractiano.”
Fábio Simon - Rotaract Club Santo Ângelo - Distrito 4660

 "Ser Rotaractiano é viver um vício. Sim, um vício do qual dificilmente você se livrará! Podem passar anos, mas a experiência, a liderança, a responsabilidade e o companheirismo que você adquiriu e viveu jamais serão esquecidos. Ser Rotaractiano é, também, fazer parte de uma família internacional. Uma família que talvez você jamais venha conhecer, mas sabe que estará lá caso precisar. Não importa para onde vá, sempre encontrará pessoas dispostas a lhe acolher e ajudar. Ser Rotaractiano é fazer o bem, é ter no coração a vontade de mudar o mundo, de levar conforto, um sorriso ou um gesto amigo. É mostrar que ainda há esperança! O sentimento e o prazer de fazer parte de um Clube de Rotaract não se descreve, nem se explica. É preciso vive-lo."
Elisabete Estela Mysko - Rotaract Club Santa Rosa - Distrito 4660.


Caros AMIGOS do RTC Santo Ângelo, Há uma frase que representa muito bem a HISTÓRIA do RTC Santo Ângelo, “QUANDO SE APRENDE A VOAR FICA MONÓTONO CAMINHAR”, assim é o vosso clube, surpreendeu quando tão logo surgiu e hoje voa muito nas conquistas, principalmente na das amizades, também não poderia ser diferente, pois o grupo é formados por pessoas íntegras e com uma paixão em fazer o bem motivadas pelo simples fato de ajudar e contribuir para o desenvolvimento de cidadãos. Tenho orgulho de ser COMPANHEIRO E AMIGO do RTC Santo Ângelo. Parabéns e Sucesso.
Ricardo Rodrigues, Serv. Internacionais do DISTRITO 4660 Rotaract Club Horizontina.


"De boa, eu pensava que era uma coisa totalmente superficial no começo. Depois com o passar das reuniões eu fui notando que o comprometimento com a causa era verdadeiro. Por isso decidi ficar até ser aprovado. Conheci pessoas magníficas e sinceras, amigas. Aprovaram-me e agora eles têm que me aturar. Fazer o que, se quiseram isso... Pois bem, enrolei e até agora não falei o que isso significa de verdade. Na minha humilde definição ser rotaractiano é ser comprometido com a comunidade a qual estamos inseridos. Fazer o bem para as pessoas que necessitam do bem. Ser rotaractiano é brigar entre si mesmo, com os próprios companheiros em prol daqueles que precisam dos nossos serviços, sim a gente briga, brigamos por uma causa nobre e; sabemos que essas brigas terminam bem! Dar de si antes de pensar si! Quando escutei esse lema a primeira vez eu senti que alguma coisa eu poderia fazer e a cada projeto realizado eu me sinto feliz assim como meus companheiros também se sentem realizados. Para mim isso é ser rotaractiano. As festivas, os encontros são conseqüências de um trabalho bem feito. Beber até cair não é o principal ideal, como alguns podem pensar, mas se alguém pensar que ser rotaractiano é se reunir somente para encher a cara está completamente enganado. Vamos lá! Eu lhes faço um convite, entre nessa casa e descubra com os próprios olhos o que significa ser rotaractiano.  Um abraço companheiros!"
Everton Rodrigo - Rotaract Club Santo Ângelo - Distrito 4660


"Ser Rotaractiana é tudo de bom!!! Formamos uma Grande Família, fazemos amigos na comunidade local e mundial...e dentro de um mundo complexo encontrei no Rotaract uma  das necessidades basicas do ser humano: o companheirismo...Somos jovens Rotaractianos e buscamos fazer a diferença!!! Sonhamos com um mundo melhor e sonhamos principalmente em poder melhorar o nosso mundo... Ser Rotaractiana é amar o seu clube, amar seus companheiros, dar o máximo de si em projetos e tendo certeza de que tudo aquilo vale a pena!!!  "Nos caminhos que trilhamos, tudo em volta lealdade, buscando aproximação, através da amizade, para haver em nosso meio paz, amor e liberdade".  AMO MUITO TUDO ISSO!!! e... OBRIGADA POR FAZEREM PARTE DA MINHA VIDA!!" 
 Lisiê Katja Almeida - Rotaract Club Santa Rosa distrito 4660


Prezados Companheiros, inicialmente, ao pensar numa mensagem, comecei a refletir, não no que deveria falar, mas em quais perguntas, deveria responder. A primeira pergunta que me veio a cabeça, analisando estes 12 anos de vida na família rotária, e engrandecido pela passagem dos “10 anos no Rotaract Club Santa Maria”, foi o que é Rotaract Club?
Seria um grupo de jovens, de 18 a 30 anos, que implementam atividades e projetos diversos, de acordo com os objetivos gerais dos sócios, nas áreas de prestação de serviço, formação de lideres e de crescimento profissional.
Acredito que não, isso não é mais o suficiente. Devemos refletir respondendo, o que fizemos nesse nosso tempo de vida no Rotaract Club?
No meu caso, nesses 12 anos, centenas de projetos já foram executados. Chegamos ao ponto de executar processos, contendo varias etapas, com varias oficinas, em uma escola de nossa comunidade, buscando realmente, uma modificação daquela realidade, e gerando assim, perspectivas reais de melhoria para todas aquelas crianças.
Ainda me recordo como se fosse hoje, de tantas noites a fio, em que numa junção de amigos, ficávamos montando kits, embalando presentes, ou ainda planejando eventos, ou organizando caravanas para ir a outras cidades, e que não foram poucas.
Neste viés, falando de eventos, lembro de diversos lugares, da organização, das situações mais diversas, das historias mais malucas, que com certeza, contadas hoje, muitos vão achar que não aconteceram.
Mas nem todas as noticias são tão boas assim, todos passamos por perdas, baixas de quadro social, seja por amigos que foram buscar outros desafios, em novos horizontes longe daqui, ou em outros casos, os que já não estão mais conosco. Mas seja onde for que estejam, continuam fazendo parte da historia do Rotaract Club, e o mais importante, continuam nos dando forca, e presentes dentro de cada um de nós, pela amizade e pelo carinho que ficou.
Certa vez, recebi uma mensagem do nosso Companheiro EVERTON WIRBITZKI DA SILVEIRA, Ex Presidente de nosso clube, que cabe muito bem neste momento:
“EU PASSAREI POR ESTE CAMINHO UMA SÓ VEZ;
QUALQUER BEM, PORTANTO, QUE EU POSSA FAZER;
OU QUALQUER BONDADE QUE EU POSSA DEMONSTRAR A QUALQUER SER HUMANO;
DEIXE-ME FAZER LOGO.
NÃO POSSO ADIAR, NÃO POSSO ESQUECER;
POIS NÃO PASSAREI POR ESTE CAMINHO OUTRA VEZ.”
ESTE SOU EU, ESTE É VOCE, ESTE SOMOS NÓS!
Sendo assim, vamos aproveitar esta oportunidade ímpar que nos foi dada na vida.
Conhecer, desafiar, aprender e se surpreender, é inesquecível.
Muito obrigado a todos que permitiram que a minha vida, passasse pela de vocês, e hoje posso dizer, sou ROTARACTIANO! E amo tudo o que faço.
Rotaractianamente, um abraço;
Gleidson Ferreira – Rotaract Club Santa Maria - Distrito 4660

 

Ser Rotaractiano é ser melhor a cada dia. Rotaract é uma escola de vida, na qual você ajuda a comunidade, e essa ajuda é mais benéfica a quem a presta, pois se aprende muito. Conviver em Rotaract é viver aprendendo, convivendo, trabalhando, fazendo amizades e, cada um da sua forma, lutando por um mundo melhor. Até hoje me lastimo por ter conhecido o Rotaract apenas com 22 anos, perdi no mínimo 4 anos de muitas coisas boas. Entretanto, já estando nos meus últimos 3 anos dentro do movimento, vivo hoje cada instante com meus companheiros de forma intensa. Como sempre falo: O Rotaract me deu muita coisa, mas o que ele mais me deu foram AMIGOS! Ser Rotaractiano é ser do mundo, é ter amigos e pessoas com quem podemos contar em qualquer lugar, em qualquer cando. Aos companheiros de Santo Ângelo, sigam assim, nessa caminhada brilhante que trilham a cada projeto, a cada iniciativa. E, principalmente, continuem sendo esse clube de AMIGOS VERDADEIROS, que é como considero cada um de vocês para mim, queridos companheiros. Um abraço."
Cláudio Renan Corrêa Filho - Rotaract Club Santa Maria - Distrito 4660.